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Como dar feedbacks assertivos? Confira algumas dicas!


Data: 27 de dezembro de 2021


A comunicação eficiente é um ponto fundamental na hora de passar uma tarefa, traçar metas ou avaliar um trabalho dentro de uma empresa. Dar feedback da maneira correta à equipe traz inúmeros benefícios ao ambiente corporativo, e não é à toa que essa vem sendo uma prática cada vez mais discutida nos últimos anos.

Além de melhorar a relação entre todas as partes envolvidas, avaliações consistentes a respeito dos trabalhos realizados contribuem para a produtividade da equipe. Mas é preciso cuidado e atenção, pois um feedback não pode ser dado de qualquer maneira para não gerar o efeito contrário.

Para ajudar você a entender como dar feedback da maneira mais eficiente possível, preparamos este breve artigo. A seguir, conheça melhor o poder da cultura do feedback, algumas dicas na hora de colocá-lo em prática e a importância da sua equipe nesse processo.

 

Qual é a importância da cultura do feedback?

Poucas coisas atrapalham tanto o ambiente de uma empresa quanto a falta de comunicação eficiente. Não importa se é no momento de traçar os objetivos ou dar uma resposta sobre um trabalho, quando existe alguma falha na comunicação, as chances de uma pequena confusão causar um problema ainda maior são grandes.

O feedback, portanto, se torna uma ferramenta importante para evitar que problemas de comunicação se tornem uma rotina dentro da sua organização. Ao realizar constantemente essa troca de informações somada à avaliação do desempenho dos funcionários, você cria uma relação de confiança e empatia entre líderes e colaboradores.

O objetivo, no fim, é garantir que a pessoa entenda o que precisa melhorar e, na próxima avaliação, tenha um retorno ainda melhor. Tornar essa prática uma regra no ambiente de trabalho e associá-las aos valores da empresa é construir uma cultura do feedback.

 

Como dar feedbacks assertivos para a sua equipe?

O que fazer para dar um feedback eficiente e evitar erros na gestão de pessoas?

Faça um roteiro

Na hora de avaliar alguém, não enrole. A situação por si só já pode deixar o clima tenso, por isso é importante esclarecer os pontos positivos e negativos encontrados. A objetividade pode ser garantida com um roteiro, que guiará a sua fala na hora da avaliação. Basta colocar em lista os principais pontos a serem destacados. Isso não só torna a mensagem clara, mas também mostra a sua preocupação com a avaliação.

Deixe de lado críticas pessoais

O feedback é uma prática que visa avaliar exclusivamente postura, ações e/ou resultados de uma pessoa no ambiente de trabalho. Portanto, não é positivo, por exemplo, relacionar o baixo desempenho com problemas pessoais. Isso pode ser constrangedor e não resolver o possível problema. Foque nos pontos positivos e negativos de determinada ação realizada pelo colaborador e em como ele pode melhorar o rendimento.

Garanta a privacidade na hora do feedback

O feedback preza pela empatia por quem está sendo avaliado com o objetivo de que a mensagem seja absorvida adequadamente. Por isso, é importante tornar esse momento menos desconfortável possível. Vale a pena, nesse sentido, chamar o colaborador até a sua sala em particular e evitar dar feedbacks mais negativos em público.

 

Portanto, saber como dar feedback é uma habilidade poderosa no cotidiano de uma empresa que deseja se destacar da concorrência. Como qualquer habilidade, ela precisa ser desenvolvida e aperfeiçoada a todo momento. A ideia é que o feedback possa se tornar parte da cultura organizacional das empresas e contribuir para seu sucesso.

Agora que você já sabe como dar feedbacks, o que acha de se aprofundar em outros temas importantes para gerenciar a sua equipe? Confira outro artigo do nosso blog e descubra como ser um gestor de sucesso em 5 passos!

 


Autor: Fabiano Ferreira