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Pequenas Equipes, Grandes Gestores


Data: 19 de dezembro de 2023


Há um pensamento equivocado de que quanto menor a equipe mais fácil é gerenciá-la. São gigantes os desafios de fazer mais com menos, tornar seus produtos e serviços mais acessíveis e suprir as expectativas de clientes com diferentes necessidades sendo atendidos por uma equipe enxuta. Para apoiá-los nesta missão temos a seguir quatro dicas valiosas para gerentes de pequenos times:

1. Diversidade de Conhecimento: Construindo Especialistas

Quando se tem uma equipe pequena, dificilmente cada membro trabalhará dedicando-se apenas a uma atividade. É necessário que todos entendam um pouco de tudo, mas é crucial também desenvolver especialistas que se aprofundem em determinado assunto e se tornem “mentores” dos demais no tema.

Exemplo: Em uma equipe de TI, todos devem ter uma mesma base, mas é necessário que cada um tenha um conhecimento mais aprofundado em determinada tecnologia ou serviço e esteja sempre se atualizando.

Para formar especialistas, invista em conhecimento com cursos, treinamentos, especializações, entre outros.

2. Documentação de Processos: O Poder da Informação Registrada

O conhecimento não pode ficar apenas na cabeça de cada um. Tudo deve estar documentado com informações, procedimentos, instruções de trabalho detalhados e acessíveis aos demais membros. O gestor deve ter conhecimento dessas documentações para pesquisa e orientação de sua equipe.

A documentação de processos é crucial para a passagem de conhecimento, facilitando assim a troca de função ou a substituição de um membro.

Se na sua empresa se escuta muito a frase “Isso aqui só o Fulano sabe fazer”, já está na hora do fulano deixar de ser uma carta coringa para ser um multiplicador. A documentação é um excelente instrumento de apoio para isso.

3. Gestão de Conflitos: Transformando Diversidade em Força

Se engana quem pensa que quanto menor a equipe, menos conflitos teremos. Assim como há a diversidade de conhecimento, temos também a diversidade de personalidade, o que pode gerar conflitos – e que bom que isso acontece.

Conviver com quem tem um pensamento diferente do nosso faz com que tenhamos uma visão diferente de fatos e alguns problemas, promovendo o “pensar fora da caixa”.

Para gerenciar conflitos, fortaleça a comunicação interna entre todos os integrantes; conheça os desafios de cada um; trate todos com equidade, trace metas colaborativas e deixe claro a importância de cada membro para que estas metas sejam atingidas.

4. Distribua ou Terceirize Tarefas: O Poder da Gestão a Vista

Pegando um gancho no item anterior, quando temos conhecimento dos desafios de cada integrante da equipe, fica mais fácil a distribuição das tarefas. Mas não guarde esta informação somente para você; compartilhe isto com os demais. Para isso, os quadros de gestão a vista são ideais para apresentar a todos a dimensão dos esforços individuais e o andamento das metas.

A gestão a vista pode também te auxiliar a ter um termômetro de quando é necessário aumentar a equipe ou terceirizar alguma tarefa, mesmo que temporariamente. Desta forma, vocês não perderão o foco no que é realmente importante para alcançar os objetivos.

Dica Bônus: Celebre Conquistas Individuais e Coletivas

Eu havia dito que seriam quatro dicas, mas vai aí uma dica bônus: comemore cada conquista de forma individual e, principalmente, coletiva. Isso estimula o sentimento de pertença. Comemore você também, gestor, por ter conquistado esta posição, seja por sua desenvoltura, conhecimento ou experiência.

Essas são algumas dicas que separamos para gestores de pequenas equipes. E você, tem alguma dica para nos dar? Compartilhe conosco sua experiência.


Autor: Erika Pereira